Orientação psicológica Online

January 31, 2018

          Com o advento da internet mudamos totalmente nosso estilo de vida. A praticidade, agilidade e comodidade que o mundo virtual oferece, fez com que as mudanças comportamentais acontecessem de uma forma profunda, inclusive na área da saúde.

 

           Devido a uma demanda crescente por serviços psicológicos na internet, a psicologia enquanto profissão oferece diversos serviços psicológicos online, dentre eles está à aplicação de alguns testes psicológicos e também a orientação psicológica online.

 

     A Orientação psicológica online surgiu através de uma demanda da população de se  ter fácil acesso à ajuda psicológica para resolver conflitos e situações diversas. Em outros países, a terapia online é algo que está muito à frente do Brasil.

 

         A Orientação online tem um caráter mais breve, focado mais para a resolução de conflitos pontuais específicos do momento presente, como dificuldades de relacionamentos, timidez, conflitos emocionais, medos, términos de relacionamentos. O conflito deve estar relacionado à situação presente, atual, do paciente.

 

 

* Foto do Consultório de Psicoterapia Sylbene Bento.


 

             A psicoterapia pode ser breve, focada, mas também contínua, sem limitação de tempo, trabalhando questões mais profundas, complexas. Levando em conta o inconsciente, fazendo uma reflexão mais profunda e maior conhecimento de si mesmo.

 

           Importante destacar que para casos mais graves, como depressão grave, riscos de suicídios, comportamentos desajustados como delírios, alucinações o atendimento online não é permitido. Casos mais graves e de urgências devem ser tratados na psicoterapia, que é um processo mais aprofundado e contínuo.

 

           A Orientação psicológica online facilita o acesso da sociedade aos serviços psicológicos, mas vale ressaltar aqui que este serviço não substitui o atendimento presencial, ou melhor dizendo, não substitui a psicoterapia.

 

          O atendimento online é indicado para quem mora em lugares que não tem acesso direto a um psicólogo ou para pessoas que moram no exterior e desejam um  acompanhamento psicológico. Muitas pessoas tímidas, com dificuldade de comunicação também buscam o atendimento online.

 

 

       “O atendimento online não substitui o atendimento presencial, pelo contrário, vem contribuir para a ampliação do trabalho do psicólogo para populações             que não tem acesso a esse tipo de serviço. “  Farah (2013) *

 

 

          Vale ressaltar que tanto a psicoterapia como a orientação psicológica online traz resultados positivo para o paciente. O processo de ambos pode ser considerado terapêutico no sentido de que ajuda a pessoa. A postura do psicólogo também é a mesma, trabalhando de forma profissional, ética, responsável e sigilosa com seu paciente. Mas  o atendimento psicológico online não pode ser chamado de  psicoterapia.   *

 

* conteúdo de apoio e citação do texto: Curso de Capacitação em Orientação Psicológica Online

 

Sylbene Bento - Psicóloga Clínica

 

Please reload

Postagens Recentes

September 17, 2020

September 3, 2020

December 31, 2018

July 27, 2018

Please reload

Conecte a minha lista para receber publicações.
contato

Rua 9-b, 129, Quinto Andar.

Ed. Centro Médico Saulo Lopes D.

Setor Oeste,Goiânia-GO.

​​

Tel: 62-99154-6395

sylbene@yahoo.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

@psi.sylbene 2017