O Peixe Morre pela Boca

July 6, 2018

         

 

  O peixe morre quando abre a boca para pegar sua comida (isca) e é pego pelo anzol. Sabe-se também que, como o peixe não tem instinto de saciedade, ele não pára nunca de comer. Enquanto tiver comida ele come, come e come, até morrer.

 

          E conosco, acontece algo semelhante.  Podemos dizer que o homem “morre” pelas suas palavras mal ditas. O que sai de sua boca revela muito sobre você.  O hábito de “falar demais” pode atrapalhar a vida de uma pessoa. Ser um “tagarela” não é sinônimo de ser sociável. E também, conviver ou se relacionar, mesmo que poucas horas, com alguém que conversa sem parar, é muito cansativo, além de desagradável.

 

         Muitas vezes quem fala demais não tem consciência de seu comportamento. Somente quando este se depara com as conseqüências de um falar em excesso, aí sim começa a se arrepender de ter falado demais.

 

       O homem morre pelas suas palavras mal ditas quando faz uma piada num momento inapropriado, quando descarrega sua raiva e frustração nos outros, quando fala algo que não era conveniente numa entrevista de emprego ou com seu chefe, quando a qualquer preço e de qualquer maneira quer impor uma opinião, quando faz uma fofoca, quando fala mal de alguém, quando se justifica para se sabotar, quando arruma desculpas para suas falhas.     

 

          Quais são as palavras que mais estão saindo de sua boca? Elas estão te dando frutos bons?Tomar cuidado com o que se fala é de extrema relevância. Pensar antes de falar é uma atitude inteligente, que nós seres racionais temos o privilégio de exercer. E nos salva de muitas “mortes”.

 

         Existe outro ditado que diz: “a boca fala do que o coração está cheio”. Antes de cuidar de sua fala, é necessário cuidar do seu coração, sondá-lo e, caso seja preciso, fazer uma “limpeza”.  O autoconhecimento, a conscientização do “por quê eu falo o que falo”,o  autocontrole leva a um sucesso na arte do falar.

 

        Portanto, antes de sair por aí falando tudo que sente, pense antes para não se arrepender depois.

 

 

 

Sylbene Bento

Psicóloga Clínica e Palestrante.

 

 

 

Please reload

Postagens Recentes

September 17, 2020

September 3, 2020

December 31, 2018

July 27, 2018

Please reload

Conecte a minha lista para receber publicações.
contato

Rua 9-b, 129, Quinto Andar.

Ed. Centro Médico Saulo Lopes D.

Setor Oeste,Goiânia-GO.

​​

Tel: 62-99154-6395

sylbene@yahoo.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

@psi.sylbene 2017