Postagens Recentes
Conecte a minha lista para receber publicações.

27 de Agosto, dia do Psicólogo




Dia 27 de Agosto comemora-se o Dia do Psicólogo no Brasil. Esta data foi regulamentada em 1962 (Lei 4.119/62), com conquistas comemoráveis e dignas de aplausos por parte de inúmeros membros que se dedicaram ao sucesso e reconhecimento desta profissão. Profissão esta que tem compromisso social na luta pelos direitos humanos e na construção de políticas públicas por meio do diálogo com a sociedade.


O desenvolvimento da Psicologia acontece na atuação de cada profissional, no exercício de sua atividade, no dia-a-dia, no cuidado com a ética e postura profissional, respeitando o ser-humano no qual este se submete à ajudar.


Wilhelm Wundt, em 1879, fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental, ganhando assim a Psicologia status de ciência. A partir daí a Psicologia foi construindo sua independência de outras ciências, em especial, da filosofia e da fisiologia num primeiro momento. No Brasil, os primeiros estudos sobre a Psicologia foram feitos por médicos em suas teses de doutoramento, com estudos voltados à Neuropsiquiatria, Psicofisiologia e Neurologia.


O Decreto-Lei 9092, de 1946 institucionalizou a formação profissional do psicólogo, pela primeira vez. A Lei nº 5.766 de 20 de dezembro de 1971, criou os Conselhos Federal (CFP) e Regionais de Psicologia (CRPs), entidades que regulam, fiscalizam e protegem a profissão.


Hoje, 27 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do(a) Psicólogo(a), um dia que deve ser lembrado e comemorado por nós psicólogos.


Vale aqui lembrar também a toda a sociedade que Psicologia não é coisa de louco como muitos desconhecedores desta ciência “prega” por aí. Infelizmente o desconhecimento da rica contribuição que esta ciência promove para a sociedade faz com que muitos rotulem de forma errada os profissionais desta área. Porém, cabe a nós profissionais da Psicologia, no exercício de nossa profissão mudar este pré-conceito.


Cuidar da saúde mental é fundamental para se ter uma vida saudável em todas as áreas da vida. Ir ao psicólogo deve ser algo tão comum e frequente quanto ir a qualquer outro médico, dentista, nutricionista.


Cuide-se!

Sylbene Bento Parreira Diniz

Psicóloga Clinica – CRP 09/5651

Referências Bibliográficas:

SOARES, Antônio Rodrigues. A Psicologia no Brasil. Psicol. cienc. prof., Dez. 2010.

PSICOLOGIA, Conselho Federal de. Dia 27 de Agosto, dia do psicólogo. Disponível em: < https://site.cfp.org.br/27-de-agosto-dia-do-psiclogo/>.

CONTATO

Rua 9-b, 129, Quinto Andar.

Ed. Centro Médico Saulo Lopes D.

Setor Oeste,Goiânia-GO.

​​

Tel: 62-99154-6395

sylbene@yahoo.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

@psi.sylbene 2017

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem