Setembro Amarelo

September 3, 2020

       

 

       No mês de Setembro a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina – CFM, desde 2014, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

        O amarelo foi escolhido porque um jovem de 17 anos, chamado Mike Emme, dos EUA, em 1994, se matou dentro do seu veículo, um Ford Mustang amarelo. Segundo fontes, o adolescente cometeu suicídio porque não sabia pedir ajuda. Este, antes de cometer o suicídio, deixou uma carta aos seus pais, dizendo para que os mesmos não se sentissem culpados. Após sua morte, foi descoberto sinais de depressões no adolescente e que ele não estava sabendo lidar com um final de namoro. No enterro, seus pais distribuíram aos presentes, cartões com fitas amarelas. No cartão dizia: “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”. Uma pessoa que estava no velório espalhou os cartões pela cidade, e em poucas semanas, os pais de Mike estavam recebendo ligações de todo o estado pedindo ajuda. Esse movimento em pouco tempo ganhou repercussão nacional.

 

   Desde então, iniciaram campanhas pelo mundo todo de prevenção ao suicídio. E a cor amarela é usada para representar essa campanha com o objetivo de homenagear o jovem adolescente apaixonado por seu Mustang 1968 amarelo.

 

          Numa publicação no G1, por Patrícia Figueiredo, em Setembro de 2019, foi apresentado dados que mostrou aumento na taxa de suicídio em 7% comparados com o ano de 2016. Falando em números mundiais, cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

 

          No Brasil, existe o CVV, Centro de Valorização da Vida, que é responsável em promover o apoio emocional do suicídio, que atende gratuitamente sobre total sigilo, no telefone 188, também via email e chat (https://www.cvv.org.br/e-mail/ ).

 

          Este é um tema bastante desagradável e que quase ninguém gosta de falar. Existem alguns fatores que aumentam o risco de suicídio. São alguns: abuso sexual na infância, alta recente de internação psiquiátrica, doenças incapacitantes,  impulsividade/agressividade, isolamento social, suicídio na família, tentativa prévia, doenças mentais.

 

         A depressão é uma das principais doenças mentais que podem, em estados mais graves, levar há pensamentos e tentativas deste ato. O acompanhamento psiquiátrico e psicológico são maneiras mais eficazes de tratamento. Fortalecer a fé e a vida espiritual também é fundamental para que a pessoa encontre forças para uma restauração de sua saúde mental e vontade de viver. O laço com a família e amigos próximos é extremamente importante, se sentir amado e acolhido pelos entes queridos é a chave para voltar o desejo pela vida e por viver.

 

Falar é a melhor solução. Não rejeitem um pedido de ajuda!

 

Não tenha medo de procurar um psicólogo.

 

Por favor, não desista!

Acredite, isso vai passar!

 

O “Setembro Amarelo” é um mês de alerta para todos nós. O alerta é para que cada um de nós possamos escutar mais as pessoas.

 

Vamos nos conectar mais as pessoas e menos as coisas.

 

 

Sylbene Bento - Psicóloga Clínica

 

Fontes:

 

1- https://www.setembroamarelo.com/

 

2-  https://psicolog.com.br/noticias/por-que-escolheram-o-amarelo-para-representar-campanha-setembro-amarelo

 

3- https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/09/10/na-contramao-da-tendencia-mundial-taxa-de-suicidio-aumenta-7percent-no-brasil-em-seis-anos.ghtml

 

4-  Centro de Valorização da Vida:  https://www.cvv.org.br/e-mail/

 

5- Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir" ABP/CFM :

http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/6

 

 

6- Carta aos Pais - Automutilação e suicídio​

https://a0e38812-554e-49f8-abbd-a0342f167fe7.filesusr.com/ugd/26b667_246ca28174fd40028cc4b677ecf67c1e.pdf

 

 

 

 

 

 

Please reload

Postagens Recentes

September 17, 2020

September 3, 2020

December 31, 2018

July 27, 2018

Please reload

Conecte a minha lista para receber publicações.
contato

Rua 9-b, 129, Quinto Andar.

Ed. Centro Médico Saulo Lopes D.

Setor Oeste,Goiânia-GO.

​​

Tel: 62-99154-6395

sylbene@yahoo.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

@psi.sylbene 2017